terça-feira, 4 de novembro de 2008

A identidade

“Até o jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças. Voam alto como águia; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Is. 40:30,31)

Cansaço, exaustão... palavras que parecem acompanhar a batalha. Que por muito faz-nos pensar que o descanso é impossível, inatingível, hipotético e irreal. Que faz-no pensar que deixar-nos consumi, exauri, é inevitável e aceitável. Parece que perseverar nisso, é a solução, pois em alguma hora a vitória nos será dada e seremos livrados de tão grande fardo. A verdade é que isso é um grande caminho, que não é bom, é um engano que levará a uma morte lenta e sufocante. Temos sim, desafios maiores que nossas capacidades, e isso bom nós ensina confiar em Deus, e nos conduz ao descanso. Mas quando carregamos um fardo maior que nossas capacidades iremos cair.
Após sermos lavados pelo sangue do Senhor, a única prisão que ainda podemos estar sujeitos está em nossas mentes. E é aí que somos atacados com falsas idéias e mentiras disfarçadas de verdade. E para permanecermos firmes, primeiro temos que saber quem somos, e segundo temos que ter sempre em mente os fundamentos e princípios da vida cristã.
Um fardo leve, e um julgo suave, é isso que nos é prometido, este é o caminho. Mesmo sendo avisados que a vida não será um mar de rosas e encontraremos aflições, estas não podem ser fardos que nos impedem de andar, mas sim lições, um novo passo. Por isso temos que cuidar, analisar, com cautela, segundo o Espírito e fundamentos a importância de cada ato cada escolha, cada necessidade, cada mudança, cada experiência que temos em nossas vidas, afim de que tudo que estamos a fazer venha a gerar frutos, e frutos permanentes.
Entender que as situações não dependem de nós, é dar um passo dentro desse caminho, e saber que mesmo que tudo saía de nossos controles mas não do Deus, é permanecer no caminho. No entanto agir pelo que pode ser feito numa situação, é ignorar tudo isso, é puxar sobre si um peso que Jesus já carregou por nós, mesmo que não intencionalmente é querer tirar dele a glória, é o ingrediente secreto para se cansar, exaurir e cair.
Por isso temos tanto que saber quem somos, pois afinal de contas é por aquilo que somos que temos que agir. Um rei não pode fazer um trabalho de um sacerdote, não porque ele não seja capaz, mas porque ele é um rei e não um sacerdote, em agindo com um o que traria ele ao reinado? Não seria um desafio do Senhor pra fazê-lo crescer dentro aquilo que foi chamado, mas seria submeter-se a algo desnecessário, e sem dúvida se tornaria um fardo.
Então descansemos em fé, firmes em quem Deus tem nos tornado. E assim deslumbremos as promessas, não em nossas mãos, mas através da graça.

(Mt.4 ) ( 1Jo.4:4 ) ( 1jo.5:4) ( Mt.11:30 ) ( Pv.21:31 ) ( 2Co.35:20-27 ) ( Ex.3 )